segunda-feira, 28 de julho de 2025

TARTARUGA: Processo por corrupção eleitoral contra ex-vereador Cesar Brito e vereador Serafim Reis se arrasta desde de 2022 e sem solução.

 Dispõe do art.3º-B do CPP que o juiz das garantias é responsável por controlar a legalidade da investigação criminal na fase de inquérito policial e pela salvaguarda dos direitos individuais dos investigados.



No TRE/MA, o instituto do Juiz de Garantias Eleitoral está implementado atualmente pela Resolução nº 10.287/2024, publicada em 23 de setembro de 2024, passando a vigorar desde então.

Sua competência abrange todas as infrações penais, exceto aquelas de menor potencial ofensivo, bem como as de competência originária do Tribunal Regional Eleitoral. No caso dos autos, é investigado o possível cometimento do crime previsto no art.299 do Código Eleitoral, que tem pena de reclusão de um a quatro anos, portanto, não é infração de menor potencial ofensivo, falecendo competência a este Juízo Eleitoral.

Destarte, declino da competência e determino a remessa dos autos ao juiz das garantias competente para atuar nos processos desta Zona Eleitoral (49ª ZE - Vitorino Freire), nos termos do anexo único da Res TRE-MA nº 10.287/2024.

Notifique-se o MPE e a delegacia competente, certificando-se a providência nos autos.

Cumpra-se.

Bacabal, datado e assinado eletronicamente.

 

THADEU DE MELO ALVES

Juiz da 13ª Zona Eleitoral

Nenhum comentário:

Postar um comentário