sexta-feira, 2 de junho de 2017

''OBRIGAÇÃO NÃO É FAVOR''!! Para garantir transporte adequado de pacientes, Governador entrega mais seis ambulâncias nesta sexta-feira (02).



Mais uma remessa de ambulâncias foi entregue pelo governador Flávio Dino a seis municípios, na tarde desta sexta-feira (2), que deverá fortalecer a saúde em todas as regiões maranhenses. Desta vez, foram beneficiadas as cidades de Porto Franco, Tufilândia, São Vicente Ferrer, Lago da Pedra, Carolina e São Luís Gonzaga. Neste sábado (3), o governador vai à Colinas e Fortuna, para a entrega de mais dois equipamentos, totalizando oito ambulâncias entregues só nesta semana.

Governo do Maranhão entrega novas ambulâncias e chega a 84 veículos desde o início do ano. (Foto: Handson Chagas)
(Foto: Handson Chagas)

Um reforço na saúde das cidades onde chegam, a disponibilização dos veículos integra a política de apoio aos sistemas municipais e deverão contemplar, até o final do ano, os 217 municípios. “A Saúde é uma grande prioridade da população, por isso é uma grande prioridade do nosso Governo, nessa visão de parceria com os municípios, uma vez que a crise econômica deprecia o conjunto das receitas públicas, seja do estado, seja dos municípios, por isso temos que caminhar juntos nessas ações que são fundamentais. Temos feito isso semanalmente, aqui com esses eventos, em que apoiamos as estruturas de saúde dos municípios”, destacou o governador Flávio Dino.

O Governo do Estado investiu R$ 160 mil em cada ambulância, adquiridas por meio de emenda parlamentar dos deputados estaduais e do Tesouro Estadual, que têm capacidade para socorro no atendimento como Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e semi UTI, podendo se transformar em Unidade de Suporte Avançado (USA). São equipadas com duas macas, duas pranchas, um umidificador, cadeira de rodas, cilindro e bala de transporte para oxigênio – em caso de atendimento fora do veículo, respirador, monitor cardíaco, desfibrilador e medicamentos. Possuem, ainda, sistema de monitoramento contínuo, para prestar socorro a pacientes potencialmente graves ou com descompensação no sistema orgânico.


O secretário de Saúde, Carlos Lula, enfatizou que o principal objetivo é recompor o sistema sanitário do estado. “Com essas, passamos de 80 ambulâncias já entregues. E a intenção é reorganizar o transporte sanitário dos municípios que, infelizmente, durante muitos anos, o Estado não teve uma política voltada para isso e não havia uma rede bem articulada e é preciso fazer o transporte de um hospital para o outro. Com a entrega das ambulâncias, a gente ajuda os municípios e garante aos pacientes um transporte com mais segurança”, pontuou o secretário.


Porto Franco recebeu uma ambulância que reforçará o atendimento no hospital da cidade. “Hoje somos polo da saúde, temos hospital de 83 leitos que não tem nenhuma ambulância, temos o Samu na cidade, mas nosso hospital não contava com nenhuma ambulância e agora teremos. Fará toda a diferença”, explicou o prefeito da cidade, dr. Nelson.


Em Lago da Pedra, o equipamento também chegou em boa hora, segundo o prefeito da cidade, Laércio Arruda, que recebeu das mãos do governador a chave do veículo. “A gente precisa muito de transporte para os pacientes, que é feito da cidade para capital, e, também da via inversa. O nosso transporte estava precário, e, agora, temos esse privilégio de receber das mãos do Governo do Estado esta ambulância que chega na hora certa”, opinou.









Nenhum comentário:

Postar um comentário