segunda-feira, 25 de setembro de 2017

Não quer engordar? Saiba qual horário que você não deve comer


Pesquisadores encontraram uma relação entre o horário em que o organismo começa a liberar a melatonina, um hormônio responsável por regular os padrões de sono e o índice de massa corporal. Mais especificamente, os cientistas descobriram que os participantes no estudo que se alimentavam mais próximo do horário de ir para a cama tinham maior IMC e um porcentual de gordura corporal mais elevado do que aqueles que evitavam comer perto da hora de dormir.
Resultado de imagem para comida na geladeira
Os pesquisadores concluíram que o consumo de alimentos relativo com o momento em que a melatonina começa a ser liberada pelo organismo, ação que é regulada pelo nosso relógio biológico, tem mais relação com o ganho de peso do que o horário em que as refeições são feitas, a quantidade ingerida e a composição das comidas.

Tudo indica que o nosso relógio biológico tem mais influência sobre o ganho de peso do que o horário propriamente dito em que comemos. Então, sabe aqueles papos que a gente ouve por aí de que, para emagrecer, devemos parar de comer depois das 19h ou 20h? É verdade que devemos limitar o volume das refeições e evitar o consumo de alimentos mais calóricos no final do dia, mas, mais do que estabelecer um horário fixo para todo mundo, precisamos nos ligar no nosso horário.

Sendo assim, caso você seja notívago, a sua liberação de melatonina acontecerá mais tarde do que para alguém que prefere ir para a cama mais cedo. Portanto, para não correr o risco de ganhar quilinhos a mais por puro descuido, evite fazer refeições ou comer "gordices" perto da hora de ir dormir, independentemente de que você caia no sono depois da meia-noite ou antes das dez.








Saulo Duailibe-PG

Nenhum comentário:

Postar um comentário