terça-feira, 3 de outubro de 2017

Saiba quais os maus hábitos que causam o ronco

Chegou a hora de falar sobre um problema que assola milhares de lares entre 22h e 6h da matina. Quem “descansa” a noite inteira é você, mas quem se irrita é outra pessoa ao lado. Até parece um tema engraçado à primeira vista, mas pode tornar-se um problema grave, capaz de desencadear a raiva de seu cônjuge e de seus entes queridos, além, é claro, de colocar em alto risco sua saúde.
 Saiba quais os maus hábitos que causam o ronco
Conheça os maus hábitos que geram o ronco:
1. Excesso de peso
Se os seus tecidos esticam e relaxam, muitas vezes é porque você ganhou peso e não músculos. E por isso, perder o excesso de peso é a melhor maneira de eliminar o ronco. E você vai ver, a perda de peso vai melhorar sua saúde em todos os aspectos.
2. Álcool e drogas
O ronco é comum em pessoas que consomem muito álcool à noite e nos que tomam pílulas para dormir ou tranquilizantes (ansiolíticos).
3. Respirar muito pela boca
Porque quando dormem fazem a mesma coisa, respirando pela boca ao invés de respirar pelo nariz. Se é um hábito, temos de aprender a mudar sua respiração. Às vezes as narinas estão obstruídas por algum motivo. Além de resfriados e outras infecções respiratórias, seu nariz pode estar entupido por alergias de substâncias presentes nos tapetes ou nas cortinas, no seu travesseiro de penas de ganso, no seu gato ou cachorro dormindo no quarto, ou pior, dormindo na sua cama. Eu adoro cães e gatos. Mas na hora de dormir é cada um no seu lugar.
Sua congestão nasal pode piorar se o ar da sala estiver muito seco. Principalmente no verão isso pode ocorrer dado o uso corrente do ar condicionado. Tente dormir com a janela aberta (se possível) ou considerar investir em um umidificador. Há vários dos mais variados preços e marcas.
4. A posição de dormir
A maioria dos roncadores dormem de costas. 2/3 deles somente precisam mudar a posição para parar de roncar. Mas lembre-se que isso ainda não é resolver a causa raiz, mas sim somente uma dica para imediatamente parar de incomodar seu cônjuge.
Dormir do lado esquerdo em posição fetal, melhora a qualidade do sono em todos os aspectos (fonte: La Lettre du Dr. Thierry Hertoghe n°21 « La meilleure posture » – Août 2014). Mas quando você se move durante a noite, é difícil evitar ficar de barriga para cima. Se conseguir dormir de lado, sem a necessidade de dispositivos caros e complicados, pode funcionar muito bem. Mas a melhor posição para quem quer evitar o “V8 ligado” é dormir de bruços. Na maioria dos casos essa posição inibe o ronco de imediato. Comigo funciona muito bem.
5. A cabeça muito baixa
Dormir sem um travesseiro adequado à sua posição ergonômica ideal ou com uma almofada do sofá na sala de TV certamente não lhe proporcionará condições para evitar o ronco. Tente um travesseiro ergonômico ou mesmo dois travesseiros. Colocando a sua cabeça mais acima, suas vias respiratórias permanecerão mais abertas, assim evitando o ronco.
6. Obstrução nasal
Sim, a obstrução nasal pode pode existir sem que a pessoa apresente ronco e/ou apnéia, mas estes últimos podem ser sequelas de uma obstrução. Ela precisa ser considerada, mas é sempre coadjuvante em caso dos roncadores e considerada no tratamento. E, olha só, as rinites alérgicas, sinusite crônica, desvio de septo e até tumores podem ser as causas da obstrução.






Saulo Duailibe-P.G.

Nenhum comentário:

Postar um comentário