terça-feira, 21 de abril de 2020

Sem medidas adicionais, uma em cada 10 empresas não aguenta mais um mês

Uma em cada dez empresas não tem condições para manter atividade durante mais um mês, sem apoios adicionais à liquidez, de acordo com os resultados do Inquérito Excecional às Empresas, realizado pelo Banco de Portugal e pelo Instituto Nacional de Estatística (INE). 
Sem medidas adicionais, uma em cada 10 empresas não aguenta mais um mês
Porém, olhando para um período de dois meses, mais de metade das empresas diz não ter condições de manter atividade, se não houver medidas adicionais: 
"Quase metade das empresas não tem condições para se manter em atividade por mais de dois meses sem medidas adicionais de apoio à liquidez. 48% das empresas referiu só conseguir manter-se em atividade até dois meses sem medidas adicionais de apoio à liquidez, sendo que 10% reportaram não ter condições para se manter por mais de um mês", pode ler-se no relatório do INE
De acordo com os resultados, "estas percentagens são mais expressivas no grupo das empresas de micro e pequena dimensão. Por setor, volta-se a destacar o alojamento e restauração", onde 6% das empresas anunciaram o encerramento definitivo. 
Os resultados deste inquérito referem-se exclusivamente às empresas respondentes em cada semana de inquirição, que ainda assim constituem uma massa significativa do tecido empresarial (cerca de 5,8 mil nesta Inquérito Rápido e Excecional às Empresas – COVID-19 – Semana de 13 a 17 de abril).



U.H.

Nenhum comentário:

Postar um comentário