quinta-feira, 21 de novembro de 2024

Gaeco realiza operação por contratações irregulares em São Luís Gonzaga e prefeito Dr. Júnior é detido.

 Nesta quinta-feira (21), o Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco) do Ministério Público do Maranhão está realizando a Operação Illusio, cumprindo 15 mandados de busca e apreensão expedidos pela Vara Especial Colegiada dos Crimes Organizados. Os mandados estão sendo cumpridos nos municípios de São Luís Gonzaga (sede da Prefeitura, da Secretaria de Finanças, da Secretaria de Assistência Social e da Comissão Licitação), São Luís (5 locais) e Penalva.




A investigação apura indícios de irregularidades na contratação da empresa Instituto Singulare, responsável por serviços de terceirização de mão de obra no município de São Luís Gonzaga (MA).


Imagens Lenyldo Frazão

🔒 Foi determinado o bloqueio de R$ 1.491.252,45 das contas dos investigados, valor correspondente ao levantamento parcial do dano ao erário.

Essa operação dá continuidade ao trabalho do Gaeco no município, onde, em abril, a Operação Spectrum investigou outras empresas contratadas pela gestão local.

💼 Os materiais apreendidos serão analisados pelo Gaeco e pelo Laboratório de Tecnologia Contra a Lavagem de Dinheiro (LAB-LD), fortalecendo o conjunto probatório para futuras ações judiciais.

📜 Origem do nome: Illusio, que significa “ilusão”, faz referência à aparência enganosa do contrato firmado pelo Instituto Singulare, que, na prática, não terceirizava o serviço conforme estabelecido.

A operação contou com o apoio dos promotores de justiça integrantes do Gaeco dos núcleos de São Luís e Timon, as Polícias Civil e Militar do Maranhão, e ainda os promotores de justiça das comarcas de Açailândia, Anajatuba, Chapadinha, Santa Inês e Viana. A Coordenadoria de Assuntos Estratégicos e Inteligência (Caei-MPMA) também auxiliou nos trabalhos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário