segunda-feira, 11 de setembro de 2017

Bela Vista/MA: Orias de Oliveira (PCdoB), é suspeito de pagar agiota com cheques da prefeitura.


O dinheiro que uma cidade tem vem dos impostos e taxas obrigatórios que o cidadão paga. Esses valores devem ser usados em melhorias e benefícios para a comunidade. No entanto, em Bela Vista do Maranhão, administrada por Orias de Oliveira Mendes (PCdoB), os recursos oriundos do Imposto Sobre Serviços (ISS), aqueles pagos por quem presta serviços na cidade; e do Imposto de Circulação de Mercadorias (ICMS) e Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), repassados pelo estado ao município, estariam tendo outra utilidade: pagar dívidas contraídas pelo prefeito durante a campanha com um agiota.
                       
De acordo com informações e documentos obtidos pelo blog, Orias teria entregado talões de cheques nas mãos do agiota Josival Cavalcanti da Silva, o Pacovan, como pagamento das dívidas. O caso que vem sendo bastante comentado no município levantou a discussão do uso dos impostos. O prefeito não é livre para utilizar o dinheiro público da maneira que deseja. Por isso, o acompanhamento, por parte da sociedade, é importante para prevenir a situação como essas.
Pacovan estaria usando cheques de prefeitura como ‘pagamento’ de dívida contraída por Orias

Não é de hoje as evidencias do prefeito de Bela Vista com o crime de agiotagem. Em julho, o pistoleiro Wellington Silvestre dos Santos, conhecido como Júnior Alagoano, um depoimento à Superintendência Estadual de Investigação Criminal (SEIC), revelou a ligação de Orias de Oliveira com Pacovan.
                        

                    

PREFEITO DENUNCIADO
 
No mês passado, o Ministério Público Federal (MPF) ofereceu denúncia contra Orias por fraude em licitação e desvio de recursos públicos. Relatório de Fiscalização da Controladoria Geral da União (CGU) comprovou que houve pagamento indevido de mais de R$ 27 mil por serviços não executados.
O gestor é acusado de desviar recursos públicos em benefício próprio mediante o direcionamento de licitação para a reforma de 16 escolas do Município com verbas repassadas pelo Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).




QUANTO JÁ FOI ARRECADADO?
 
Uma pesquisa do blog constatou que a Prefeitura de Bela Vista arrecadou no mês passado mais de R$ 86 mil com o pagamento impostos. No entanto, uma consulta nas contas do Município comprava que quem está de posse dos cheques realizou várias movimentações financeiras, conforme extrato em anexo.



No próximo post vamos mostrar os documentos de alguns bens penhorados do prefeito como garantia para contrair o ‘empréstimo impagável’ com o agiota.
 
 
 
 
 

 


 
 
 

 
 
 
B.A.M.
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário