quinta-feira, 14 de dezembro de 2017

BACABAL/MA, A trajetória, demora e sofrimento para marcar uma consulta para um idoso de 84 anos.

Quando se fala em agilidade e rapidez, nada melhor do que citarmos o Sistema Único de Saúde (SUS) do país, a coisa fica mais rápida ainda quando se trata a nível Bacabal, idoso que precisou usar o sistema para marcar uma consulta para urologista levou mais de 60 dias para se consultar.

Um senhor idoso de 84 anos que resolveu não se identificar, é residente da zona rural de Bacabal, segundo ele para poder marcar uma consulta nos estabelecimentos de saúde de Bacabal seria preciso de uma encaminhamento, ao se direcionar até o posto de saúde da localidade o agente de saúde informou que quando o médico fosse para o posto fazer o encaminhamento ele o entregava, após 20 dias retornou ao posto de saúde da localidade e retirou o encaminhamento.

A data de solicitação do encaminhamento 03 de outubro, e data do agendamento seria para o dia 31 de outubro, mas ao se encaminhar para a unidade indicada no encaminhamento, da zona rural zona urbana, o idoso teve o que já era de se esperar, informaram que não tava marcando, para o mesmo retornar em outra data, no dia 07 do mesmo mês o idoso retornou a unidade de saúde em Bacabal e por fim agendaram a consulta para o dia 25 de novembro, no dia marcado o idoso novamente se desloca da zona rural a zona urbana, ao comparecer na estabelecimento onde seria o atendimento, foi informado que as consultas teriam sido adiadas para o dia 1 de dezembro às 7;30hs.

No dia 01 de dezembro na hora solicitada para o comparecimento, lá estava o idoso e por volta do meio dia, por fim foi atendido. Como podemos perceber foram mais de 60 dias de espera fazendo o idoso de 84 anos de besta, olha que dizem que a saúde no município esta mil maravilha, não precisa enfrentar filas nem para marcar um consulta, por que essa amarração toda e falta de respeito até com os mais carentes? Vale ressaltar que esse não é o primeiro e nem  o último caso.



Nenhum comentário:

Postar um comentário