domingo, 21 de junho de 2015

Censura e violações contra os blogueiros não é de agora!!!

valdemiroliveira8.blogspot.com

Os processos judiciais não são as únicas formas de intimidação a que blogueiros estão sujeitos. Homicídios, tentativas de assassinato, ameaças de morte, sequestros e desaparecimentos, tortura, agressões físicas, prisões ou detenções arbitrárias, coação irresistível e outras formas de pressão também são recorrentes.
 referente a graves violações à liberdade de expressão revela que no ano de 2012 dois blogueiros foram assassinados devido a matérias publicadas em seus blogs pessoais. Quatro blogueiros foram ameaçados de morte pela mesma motivação. Ainda, pelo menos um blogueiro sofreu uma agressão física também devido ao seu blog e outro sofreu um tipo de pressão.

 No ano de 2012, os blogueiros assassinados foram Mario Randolfo Marques Lopes (Blog “Boca maldita online”) de Barra do Piraí- RJ e Décio Sá (“Blog do Décio”) de São Luis- MA. Mário Randolfo publicava em seu blog denúncias contra políticos, policiais e grupos de influência locais, e anteriormente ao seu assassinato sofreu uma série de processos judiciais de difamação que levaram à censura de diversos conteúdos do seu blog. Ainda, no crime a sua esposa também foi assassinada. Já Décio Sá tinha um dos blogs mais acessados do Maranhão e as investigações levam a acreditar que a sua morte ocorreu devido a uma denúncia em seu blog sobre a relação entre agiotas e políticos. Referente aos quatro blogueiros ameaçados de morte, Julio Cesar de Lima Prates (Blog “Júlio Prates” e Gerlice Nunes(Blog “Capitão Enéias”) estavam denunciando políticos locais, enquanto o Blogueiro Gilberto Leda (Blog “Gilberto Leda”) denunciava a relação de uma promotora com uma empresa de bebidas, o blogueiro Neto Ferreira (Blog “Neto Ferreira”) realizou denúncias com relação ao assassinato do blogueiro Décio Sá. O blogueiro que sofreu uma agressão física Acreditamos que este tipo de intimidação aos blogueiros é muito grave, visto que a vida do blogueiro e de demais pessoas ao seu redor são colocadas em risco. Acreditamos que essas violações ferem o princípio de uma blogosfera livre e intimidam aqueles que procuram transformar os blogs em uma plataforma de interesse público, através da veiculação de informações que venham a ser úteis para toda a sociedade.A ferramenta consiste em um meio de denúncia de qualquer tipo de perseguição que viole a liberdade de expressão na blogosfera. O blogueiro que se sentir ameaçado poderá registrar a ocorrência contando qual o tipo de intimidação que sofre, qual o seu veículo, entre outros detalhes. A exposição dos dados pessoais é opcional, reservando o direito à preservação da identidade do blogueiro mais vulnerável à violência.

valdemiroliveira8.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário