valdemiroliveira8.blogspot.com
O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Formiga vai iniciar nesta terça-feira (20) um revezamento no fornecimento de água na cidade. A direção da autarquia decidiu tomar a medida por causa da queda na vazão do Rio Formiga, que passou de 195 litros por segundo para 140.
Segundo o diretor do Saae, Ney Araújo, o rodízio vai durar até a chegada do período de chuvas e a recuperação da vazão do rio. “Pedimos à população que colabore e não desperdice água”, disse o diretor, destacando que o rodízio tem possibilidade de alteração de acordo com a oferta de água na captação.
Entre outras ações, o Saae está ativando dois poços artesianos. O primeiro localizado no Alto dos Pinheiros, que teve gerador instalado no último sábado (17) e tem capacidade de 12 mil litros por hora. O outro poço é o da Rua Vicente Domiciano, no Bairro Vila Carmelita, que terá gerador instalado nesta semana e tem capacidade de 10 mil litros por hora. Essa medida visa a reforçar o abastecimento nos bairros Nossa Senhora de Lourdes, Alvorada e região.
No ano passado, a cidade também enfrenta problemas com o abastecimento por causa da seca histórica. Em nota, a Saae informou que após a seca do ano passado, a pior já registrada na cidade, uma série de medidas para amenizar os problemas foi tomada. Foram perfurados 13 poços artesianos, nas zonas urbana e rural, além de outro que foi recuperado.
A autarquia eliminou vazamentos na própria sede e na rede de água, com a troca, inclusive, de 300 metros de adutora. Ainda para conter desperdício, o Saae instalou três bolsões de vinil em reservatórios de água nos bairros. Foram reformadas cinco caixas d’água metálicas. Duas novas caixas d’água de 200 mil litros foram adquiridas. O Bairro Cidade Nova também recebeu mais um reservatório. Foi comprado ainda um novo caminhão-pipa, informou a autarquia.
G1


Nenhum comentário:
Postar um comentário