terça-feira, 3 de outubro de 2017

Preservativo do SUS terá embalagem inspirada no uso da tecnologia pelos jovens

A estudante de Design de Interiores, Ana Carolina Lima, é a autora do projeto vencedor do 1º Concurso Cultural para a Seleção da Nova Arte para Embalagem da Camisinha Masculina. Competição foi organizada pelo Ministério da Saúde e a UNESCO no Brasil para mudar o visual das camisinhas distribuídas pelo Sistema Único de Saúde. Iniciativa recebeu 212 inscrições.
 Embalagem vencedora do concurso foi inspirada no uso da tecnologia pelos jovens. Foto: DIAHV/SVS/Ministério da Saúde
O resultado do concurso foi anunciado na terça-feira (26), em Curitiba, durante a abertura do 11º Congresso de HIV/AIDS e 4º Congresso de Hepatites Virais.
A arte ganhadora apresenta o botão de “ligar e desligar” – comum em aparelhos eletrônicos – em verde fosforescente sobre fundo preto, com a camisinha substituindo o traço central do desenho. “A proposta é atrair o público jovem, que está cada vez mais conectado, com a mensagem subliminar ‘fique ligado’”, explicou a designer, que tem 19 anos e cursa o segundo período de sua graduação na Faculdade de Belas Artes, em São Paulo.
 Estudante de design de interiores conquistou o primeiro lugar de concurso da UNESCO e do Ministério da Saúde que escolheu a nova embalagem do preservativo masculino distribuído pelo SUS. Foto: DIAHV/SVS/Ministério da Saúde
Natural de São José dos Campos, a universitária, contou que soube do concurso por meio de um cartaz num mural da instituição de ensino. “É o primeiro concurso do qual eu participo”, disse. “Antes de chegar à arte vencedora, havia esboçado outras três: uma simbolizando a capa de um herói, outra com o símbolo da paz e uma terceira com a bandeira do Brasil.”
Ana Carolina ganhou um pacote de viagem de três dias com acompanhante para um dos sítios, no Brasil, do Patrimônio Mundial Cultural da UNESCO. As atuais embalagens, em uso há mais de dez anos, não serão totalmente eliminadas.
O segundo lugar do concurso ficou para o trabalho do estudante de Publicidade e Propaganda, Raphael de Oliveira Lima, de Montes Claros, em Minas Gerais. O jovem projetou uma embalagem simbolizando várias identidades de gênero.
A ideia surgiu após ter lido uma reportagem sobre a Comissão de Direitos Humanos de Nova Iorque ter reconhecido, em junho, 31 identidades de gênero distintas. “Meu objetivo é o de, por meio da arte, levar as dúvidas para o debate; tive o cuidado de simbolizar cada gênero, promovendo os direitos humanos”, afirmou.







U.B

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