O Banco do Brasil (BB) vai permitir que seus clientes façam o pagamento do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) e outras taxas cobradas pelo Departamento de Trânsito (Detran), diretamente pelo WhatsApp.
A transação passou a fazer parte do rol de serviços de atendimento a
clientes do banco por meio do aplicativo de mensagens instantâneas.

Para efetuar o pagamento do IPVA e
outras taxas, incluindo multas de trânsito, o cliente do banco deve
informar o código do Renavam, a placa do veículo e o CPF do
proprietário. A utilização do WhatsApp como um canal de atendimento do
BB requer o cadastramento prévio do telefone do cliente em suas
informações cadastrais registradas no banco.
A operação, por enquanto, só está disponível nos estados do Rio Grande do Sul , do Maranhão, de Pernambuco, e Distrito Federal.
Nas demais unidades federativas, o uso do WhatsApp deverá estar
disponível nos próximos meses, após a adequação de sistemas das
secretarias de Fazenda com a tecnologia do banco, informou a assessoria
da instituição.
O atendimento
pelo Whatsapp foi lançado para todos os clientes em setembro de 2018,
com opção para 14 transações. Em dezembro, o BB foi o primeiro banco a
permitir saque pelo WhatsApp. Com mais essa solução, já são 16
transações que podem ser realizadas pelo aplicativo de mensagens,
incluindo rastreio de cartão, consulta de limite, extrato, saldo e
fatura do cartão, poupança e conta-corrente, além de recargas de celular
e transferências entre contas.
O
banco informou que, em menos de quatro meses, já foram realizadas mais
de 100 mil transações (financeiras e consultas) pelos clientes via
WhatsApp. Os saques e transferências realizados por meio do aplicativo
são limitados até R$ 300.
Como funciona
A solução alia o uso da inteligência artificial, por meio de chatbot
(uma máquina que conversa com o cliente), e as mensagens são
criptografadas de ponta a ponta. Para acessar o Banco do Brasil no
WhatsApp é necessário salvar o telefone [+55] 61 4004 0001 no celular e
iniciar uma conversa. O aparelho e o número do cliente precisarão estar
cadastrados previamente.
Quando
um serviço de informações, como solicitar um extrato de conta-corrente,
for solicitado pelo cliente, um código de confirmação será enviado pelo
banco via push ou SMS. Para as outras transações, os clientes
também deverão digitar sua senha. Depois, o cliente receberá uma
resposta confirmando a transação, tudo em texto. Se houver necessidade
de atendimento humano, o cliente passará a ser atendido por um
funcionário do BB.
A
tecnologia de assistência virtual vem sendo utilizada pelo BB desde
2017, utilizando inteligência cognitiva. Segundo o banco, o chatbotresponde
por meio de uma linguagem natural e aprende constantemente com base nas
interações dos usuários. "Após o lançamento do seu Assistente Virtual, o
Banco do Brasil aumentou 71% suas interações com os clientes via mídias
sociais", informou o BB.
Gaauchazh
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