O número de transações bancárias feitas pelo celular, por meio de
aplicativos, cresceu 24% em 2018 em comparação ao ano anterior. Segundo
pesquisa divulgada nesta segunda-feira (7) pela Federação Nacional dos
Bancos (Febraban), o número de transações bancárias com movimentações
financeiras cresceu 33%. A quantidade de transações com movimentações
financeiras por celular aumentou 80%. Em 2018 foram feitos 2,5 milhões
de pagamentos e transferências (incluindo Documento de Ordem de Crédito –
DOC e Transferência Eletrônica Disponível – TED), superando o internet banking.
“Observamos a migração do nosso cliente para o mobile. A
facilidade em poder resolver questões financeiras apenas utilizando o
celular é um ponto chave desse crescimento”, disse o diretor setorial de
Tecnologia e Automação Bancária da Febraban, Gustavo Fosse.
Segundo os dados da Pesquisa de Tecnologia Bancária 2019, feita por
meio de questionários a 20 bancos associados, o avanço de 80% está
relacionado ao crescimento do número de contas pagas por meio desse
canal, que chegou a 1,6 bilhão, e do aumento de 119% na quantidade de
DOCs, TED e outras transferências de valores em contas bancárias (862
milhões).
“No celular tivemos incremento em todos os tipos de transações que
pesquisamos. No internet banking houve aumento em dois deles e
estabilidade em dois, mas diminuição de pesquisa de saldo em 17%, o que
não deixa de ser um movimento natural, porque se eu estou em casa, eu
pego o celular e olho o saldo, não vou na internet para isso. É uma
evolução natural das transações”.
Crédito e investimentos
A contratação de crédito pelo celular aumentou 60% ao chegar aos 359
milhões em 2018. Os investimentos e aplicações feitas pelo mesmo canal
cresceram 36%. Os dados também indicam que a abertura de contas feitas
por aplicativo chegaram aos 2,5 milhões em 2018, enquanto que em 2017
foram 1,6 milhão.
“O grande destaque aqui é o cliente preferindo usar o canal digital
para abrir uma conta ao invés de ir a uma agência para fazer isso.
Estamos observando que os clientes estão buscando operações mais
estruturadas, como a abertura de contas, pelo mobile. Isso já
foi muito discutido no setor e com a flexibilidade de legislação,
facilidade de fotografar um documento e transferir, os clientes estão
buscando também essa opção”, disse.
A comunicação entre cliente e banco por web-chat teve crescimento de 364%, com 138,3 milhões no ano passado. Os atendimentos via chatbot passaram de 3 milhões em 2017 para 80,6 milhões em 2018, o que corresponde a um aumento de 2.585%.
Heavy users
A pesquisa avaliou ainda o número de contas com usuários do mobile banking passou de 57 milhões em 2017 para 70 milhões em 2018. Desses, 38% são os chamados heavy users, ou seja, pessoas que fazem mais de 80% de suas operações bancárias por meio do celular. Em 2017, os heavy users eram 16,3 milhões e em 2018 passaram a ser 26,8 milhões, um aumento de 64%.
De acordo com a pesquisa, os investimentos em tecnologia bancária
somaram R$ 19,6 bilhões em 2018, ou seja, 3% a mais do que no ano
anterior. Desse total, R$ 10 bilhões foram destinados a software,
para desenvolvimento de novas funcionalidades em serviços e produtos
dos bancos. “Pelo menos 10% desse valor é utilizado para segurança”,
disse Fosse.

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