segunda-feira, 18 de maio de 2020

Vereador Coronel Egídio cobra a compra e distribuição dos medicamentos nos postos de saúde utilizados no tratamento ao combate do novo coronavirus.



Verifica-se que em nosso município, o número de infectados vem crescendo a cada dia, assim como em todos os municípios do nosso Estado, o que aumenta ainda mais a preocupação visto as condições atuais do nosso hospital municipal, que hoje não possui a mínima estrutura para tratar pacientes graves com Covid-19.

O presente Requerimento visa atender a demanda da população municipal principalmente as mais necessitadas, de baixa renda que não tem condições financeiras para comprar a medicação prescrita pelo medico, ou seja, atender a população mais  carente do nosso município.

A medicação utilizada no tratamento do vírus não está disponível nos (hospitais e posto de saúde) da rede pública e na rede privada (clinicas e farmácias) isso faz com que as pessoas têm que se deslocar para São Luís ou Teresina e solicitar nas farmácias de manipulação e com preços altíssimos.

Bacabal recebeu recentemente através de emendas parlamentares e repasses do governo federal valores milionários que chegam ao montante de 30.000.000,00 (trinta milhões de reais), para a pasta da saúde, com o objetivo de ajudar a sociedade no enfrentamento da Covid-19. Diante desse valor recebido o município tem condições de fornecer a medicação.

É necessário que seja realizado os exames de PCR ou Sorologia para detectar a presença do vírus, que seja prescrita a medicação pelo médico e disponibilizados os medicamentos para o tratamento (azitromicina 500mg, ivermectina 6 mg, dipirona 500mg e a cloroquina 150 mg) do covi-19. Haja vista que estes kits de medicamentos já estão sendo distribuídos na rede publica de todo o Brasil.
Após reivindicação da (COEME) Associação Medica do Maranhão e Sindicato dos Médicos o Governo do estado do Maranhão autorizou dispensação ambulatorial de Difosfato de Cloroquina + Azitromicina + Vitamina D, em todas as Upas, a avaliação e prescrição do médico plantonista a partir do inicio desta semana. Vale ressaltar que a medida contempla pessoas com comorbidades, sem doença cardíaca, 1º ao 5º dia de infecção do vírus.
Dessa forma, venho através deste, solicitar a aquisição e distribuição dos seguintes medicamentos (azitromicina 500mg, ivermectina 6 mg, dipirona 500mg e a cloroquina 150 mg), no hospital Veloso Costa e nos postos de saúde em Bacabal, utilizadas no tratamento ao combate do novo coronavirus (covid-19). É de extrema importância que a população tenha acesso a este medicamento.
Pelo exposto, ciente da importância desde medicamento e da necessidade para melhoria da saúde dos bacabalenses, submeto a Vossa Excelência e meus pares a apreciação desta matéria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário