![]() |
| Vereadora Wânya de São Luís Gonzaga/MA confunde função e torra dinheiro público em passeio a Brasília. |
Não é nenhuma novidade ver foto de vereador todo orgulhoso no meio de autoridades em Brasília. As fotos rodam redes sociais para mostrar trabalho ao eleitor, ainda mais em ano de véspera de eleições. As viagens, no entanto, oneram os cofres públicos, o parlamentar embolsa diárias e, de concreto, pouco acontece, porque vereador não tem “peso político” em Brasília para barganhar investimentos, ainda mais em época de crise. Fora, que sua missão está bem longe do Distrito Federal.
Ninguém discute a importância das reivindicações. O fato é que o Maranhão elegeu deputados federais e senadores justamente para pleitear recursos federais ao Estado. Eles, ao contrário dos vereadores, tem poder de barganha com o votos no Congresso. Além disso, todos tem escritório nos estados e recebem verba indenizatória para percorrer o Estado e ouvir as necessidades dos vereadores e da população em geral.
Por outro lado, segundo alguns cientista político, cabe ao vereador “atender a comunidade da cidade, manter diálogo com a população, verificar os problemas e fiscalizar o prefeito”. “A hora que o vereador começa a se preocupar em buscar recursos federais não será um bom vereador. Para isso temos deputados federais e senadores”,
Já outros especialistas, sair da sua base eleitoral para viajar à Brasília “é gastar dinheiro público de forma equivocada”. “Ou está fazendo campanha antecipada para deputado, querendo se projetar ou gastando dinheiro da população de forma equivocada”, pontuam.
A vereadora Vânia, viajou a Brasília embolsando dinheiro público, foram cinco diárias, equivalente a quase 2.500,00, fora outras regalias, sua ida nada mais é que passear com dinheiro dos cofres públicos para agradar os outros políticos da mesma laia.




Nenhum comentário:
Postar um comentário