quinta-feira, 8 de dezembro de 2022

É bom beber cerveja COM ou SEM espuma?

Quantas vezes não vimos que a cerveja nos é servida sem espuma ou, pelo contrário, com excesso deste elemento no nosso copo. Mas afinal, é bom beber cerveja com ou sem espuma? Se você quer aprender por que e como uma cerveja é servida corretamente, vamos explicar para você.



Por que se forma espuma na cerveja?

Antes de falar sobre se “É bom beber cerveja COM ou SEM espuma?”, vamos te explicar algumas curiosidades da cerveja. Você sabia que a espuma é formada na cerveja graças às bolhas de dióxido de carbono? Pois é, elas são geradas na fermentação ou adicionadas artificialmente à bebida, graças à pressão atmosférica e à pressão da bebida dentro de seu recipiente, a Espuma aparece ao servir a cerveja em um copo e é por isso que se o fizermos devagar não daremos espaço para que se forme tanta espuma.

Para que serve a espuma?Porém, embora possa parecer que a espuma tira espaço do copo para servir nossa cerveja e até tira parte da bebida, ela tem um papel muito importante na cerveja e no recipiente onde a servimos. Ela permite que os aromas da cerveja fiquem dentro do líquido e graças às bolhas podem chegar intactos ao nosso olfato, por isso é essencial manter uma faixa de espuma em nosso copo. Detalhe importante: tomar cerveja sem espuma faz mal a você. Confira mais detalhe sobre isso um pouco mais abaixo.

Quanta espuma devemos deixar no copo?

Nem todas as cervejas vão gerar o mesmo nível de espuma, essa é mais uma característica de cada variedade de cerveja e diz muito sobre a bebida que estamos bebendo, por isso na hora de servi-la é importante deixarmos um espaço disponível para a espuma. Normalmente um ou dois dedos de espuma são deixados no copo e assim manter nossa cerveja em boas condições.

Servir cerveja sem espuma faz mal?

Além disso, servir nossa cerveja sem espuma causará um efeito importante que pode gerar reações negativas no organismo, pois ao não permitir que o CO2 seja liberado na espuma, ele fica preso na bebida, chegando ao nosso estômago ao consumi-la e causando inchaço em nosso corpo, por isso é sempre melhor manter um pouco de espuma no copo.

Refresca o copo antes de colocar a cerveja

A primeira coisa que você deve fazer é esfriar copo em que tomar a cerveja. O copo deve estar limpo (lógico), mas também deve ser refrescado com agua friaIsso evita a má formação de espuma e cria uma película muito fina de água nas paredes do copo que ajuda a cerveja a deslizar suavemente. Eu falei pra molhar o copo com agua fria e não gelada.

Servir a cerveja em um copo ou jarra previamente congelada é um erro por vários motivos. A primeira delas é que a espuma da cerveja é alterada. O recipiente pode ter cristais de gelo nas laterais que causam problemas de formação de espuma quando você despeja o líquido. O resultado é que se formam uma espécie de caroços de espuma que pouco têm a ver com o que o fabricante havia projetado.

A menos que tenha um congelador, única e exclusivamente para os seus copos ou frascos, é normal que estes estejam contaminados com sabores e odores de outros alimentos. Isso modifica a receita original e faz com que nuances da cerveja sejam perdidas ou modificadas.

Os especialistas concordam: bebemos a cerveja muito gelada

O frio mascara o sabor da cerveja. Para quem busca nuances sutis de sabores de lúpulo e malte em cervejas artesanais, uma temperatura de serviço entre 4 e 12 graus Celsius é considerada ideal. Com geladeiras com temperatura controlada, um copo congelado é desnecessário.





IB

Nenhum comentário:

Postar um comentário

.....

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...