Osiel Gomes da Silva, é um pastor, escritor e líder religioso brasileiro, natural do Maranhão, com formação acadêmica em Teologia, Filosofia, Direito, Pedagogia e Psicanálise. É pós-graduado em Docência do Ensino Superior e lecionou hebraico e grego no Seminário Batista. Alguns dias atrás nos seus STORY, algo suspeito comeram a serem postados, sobre investimentos e retorno imediatos, aplicações de valores X para receber Y e a pedir dinheiro para todos os seus seguidores que estranharam a tal conduta do perfil. Após algumas indagações o invasor não respondeu mais nossas mensagens.
Para o azar do invasor, ele entrou em contato com um dos nosso parceiros, a conta oficial do Raposo em Foco, após o mesmo solicitar uma chave Pix e o nome completo da nossa chave, após nos enviar, foi a vez dele manda uma chave Pix como de costume deles, um E-MAIL que consta nos prints da conversa abaixo.
Por intermedio do E-MAIL enviado por ele, conseguimos ver e identificar que o nome do mesmo é, GUSTAVO ALVES DOS SANTOS, DE 31 ANOS, E-MAIL VERDADEIRO GUSTAVOALVES21@HOTMAIL.COM , CPF 400.559.158-25, NASCIDO NO DIA 28 DE JULHO DE 1993, FILHO DA SENHORA, LEIDE..... PAI: EGIVALDO, COM ENDEREÇO NA RUA NANGA NATAL, NUMERO 156, VL NATAL, SÃO PAULO, CEP; 04863410. PIS 21071913176, os telefones dos hackers e golpistas normalmente são registrado com DDD 61, de Brasília, que coincidem justamente com o numero do ministério da saúde. (61) 3315-2425, justamente o numero usado no cadastro deles, como isso é possível? o caso já é para a policia federal.
ATAQUE HACKERS:
Os golpes podem ser divididos em duas categorias. O mais comum é aquele que envolve algum contato entre o golpista e a vítima. E um mais sofisticado, que envolve programas de computador e invasões de dispositivos eletrônicos.
Há vários tipos de ferramentas digitais para aplicar o golpe. A mais comum chama-se capturador de sessões. Nela, o golpista envia um PDF ou um e-mail para a vítima com um arquivo que, caso seja aberto, vai infectá-la de alguma forma.
Com o vírus implementado, quando a vítima abrir um aplicativo de banco, o invasor automaticamente receberá uma notificação em sua tela informando que a vítima abriu uma sessão no banco. O hacker então captura a sessão daquela pessoa, com a combinação de senhas, para conseguir obter acesso à conta dela.
"Mesmo que o hacker tenha a sua senha e sua conta, ele geralmente não consegue logar (acessar pela internet) no banco por ser de um local diferente (do autorizado) ou (por que o banco) identifica um acesso não autorizado"
Além desses programas que furtam sessões de bancos após infectar o equipamento das vítimas, também há os phishings —mensagens falsas que induzem a vítima a compartilhar seus dados — dos simples aos mais avançados. Os mais básicos são aqueles em que o golpista cria uma página falsa na qual a vítima acessa por meio de um link de oferta enganosa ou algo parecido.
O phishing mais complexo exige que o hacker tenha acesso ao DNS (Domain Name System) da vítima. Ao digitar um endereço para acessar um site, o DNS do computador identifica a qual endereço de IP esse site corresponde, analisa se ele é confiável e prossegue com o acesso. CUIDADO.
Como se proteger:
a maioria dos golpes aplicados por hackers exigem uma engenharia social para enganar as vítimas, muitas vezes com o criminoso se passando por banco ou por empresa.
"É comum o golpista dizer que o cliente está com um problema no Pix e que precisa fazer uma transferência para testá-lo. Ou até dizem que se ele fizer um Pix vai receber em dobro porque o sistema está com problemas."
De acordo com o especialista, a Receita Federal bloqueou, até setembro de 2021, mais de 2,7 milhões de tentativas de golpes envolvendo o Pix.
BAIXA UM ANTES VIRUS.
ESCOLHAS SENHAS SEGURAS E DIFICIES.
EM TEMPO ''ENTRAMOS EM CONTATO COM A VÍTIMA, MAS, ATÉ O FECHAMENTO DESTA NÃO TIVEMOS RETORNO.
Nenhum comentário:
Postar um comentário