O sistema público de saúde e limpeza urbana do município de São Luís Gonzaga do Maranhão está na UTI e, acredite, as coisas conseguem piorar a cada dia que se passa, o que se ver é lixos por toda a cidade, matos, buracos, animais mortos em ambientes públicos, inclusive o caso mais recente foi registrado por foto por usuários do banheiro público feminino, localizado na praça da Bandeira, um Cão ( cachorro) foi encontrado morto quase em estado de decomposição, Bem próximo a bares, lanchonetes e lugar de lazer.
É do poder público a tarefa de varrer, lavar, limpar, cuidar e conservar o patrimônio público que é de todos. Limpeza também é fundamental para a manutenção da boa saúde de uma população. Especialmente em centros urbanos, variando de município para município, com o constante trânsito de pessoas dos mais diversos lugares, que possivelmente visitam a cidade, ou mesmo em locais carentes de saneamento, a higiene é um ponto crucial no equilíbrio das condições sanitárias. Por isso, é atribuição do Estado e município prezar.
Os desafios vão além. Sabe-se que a poluição e as intempéries são outros fatores de degradação e exigem a limpeza ou lavagem regular, principalmente, de monumentos e fachadas que, em geral, marcam a história das cidades. Conservadas, estas áreas representam ganhos diretos e indiretos em diversos sentidos, que passam pela cidadania, num círculo ilimitado de benefícios. Estas medidas, entretanto, exigem gestão, seja para organizar as ações de conservação, seja para tornar a limpeza urbana uma questão ambiental.
A vigilância sanitária, setor da secretaria de saúde responsável pela fiscalização, parece sequer existir em São Luís Gonzaga. E os comerciantes, bares, consumidores, moradores em geral, acabam como vítimas também dos descasos e irresponsabilidade da atual gestão no município, que sem ter condições de intervir no problemas, se sentem na obrigação de suportá-los. A essa situação, outras semelhantes se somam e estão tirando a qualidade de vida dos gonzaguenses, Qual é a função de um gestor público se não cuida dos problemas de conotação pública?
Nenhum comentário:
Postar um comentário