terça-feira, 17 de outubro de 2017

Crime organizado pode ter financiado campanhas de Orias em Bela Vista


O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) acionou a Agência Brasileira de Inteligência (Abin) e a Polícia Federal para investigar o avanço do crime organizado na política no Maranhão.

 
Os criminosos estão agora decididos a investir arrojadamente na eleição de políticos no ano que vem ou de lançar candidatos apoiados por eles, para fortalecer a estrutura do banditismo no Estado.
A informação tem como base uma afirmação do presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Gilmar Mendes, ao jornal O Globo na edição do dia 08 deste mês.
Um desses possíveis casos de financiamento eleitoral pelo crime Organizado pode ter ocorrido em Bela Vista na campanha do prefeito Orias de Oliveira Mendes, do PCdoB.
Pelo menos um dos cruzamentos de doação de campanha com dados do Procedimento Policial Eletrônico (PPE) – idealizado pelo governo federal e que integra a plataforma do Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública, Prisionais e sobre Drogas (Sinesp) – constatou que um dos doadores de campanha de Orias é suspeito de integrar um esquema de roubo de carros nos estados da região Nordeste.
O prefeito bela-vistense já disputou pelo menos três eleições majoritárias no município: 2008, 2012 e 2016. Das três, venceu duas: 2008 e 2016. Em todas elas, entretanto, recebeu doações.
Um desses doadores foi Marcos Jhones Carvalho Silva. No dia 15 de julho de 2012, ele fez uma doação de R$ 3,5 mil para a campanha de Orias.
Marcos Jhones, mais conhecido por Marquinhos, foi preso pela Polícia Civil de Santa Inês no dia 14 de setembro do ano passado, com um carro, modelo Pajero Dark, placas JKI-7212, que havia sido roubado em agosto de 2015. O veiculo estava com chassi e motor adulterados. Marquinhos, financiado de campanha de Orias, pagou fiança e foi liberado para responder pelo crime de receptação de carro em liberdade.


Doador de campanha de Orias foi preso com carro clonado

LIGAÇÕES COM AGIOTAS
No Maranhão, o ministro Gilmar Mendes demonstra preocupação com o financiamento de campanhas feitas por agiotas, cuja origem do dinheiro seria da facção Primeiro Comanda da Capital (PCC).
“No Maranhão, nós acompanhamos a situação de agiotas financiando as eleições, com dinheiro que viria do PCC. Tudo isso é preocupante e não podemos querer que o quadro da política no Brasil, que já não é exemplar, se torne ainda pior”, afirmou o presidente do TSE.
Documento obtido pelo blog revela que o prefeito Orias também é suspeito de ter recebido esse tipo de financiamento, principalmente de dois agiotas conhecidos no submundo do crime: Josival Cavalcanti, o Pacovan; e Cristiano Damasceno, vulgo Galego da Batata.
                         

                      

A revelação do financiamento com Pacovan foi feita pelo pistoleiro Wellington Silvestre dos Santos, conhecido como Júnior Alagoano, durante um depoimento aos delegados Ney Anderson Gaspar, Victor Okano Nascimento, e Jalves Carvalho, ambos do Departamento de Combate ao Crime Organizado (DCCO), órgão ligado à Superintendência Estadual de Investigação Criminal (SEIC).
Já a ligação de Orias com Galego da Batata, rival de Pacovan, vem de campanhas passadas. Galego sempre emprestou dinheiro para Orias financiar sua campanha. Nos últimos dias, entretanto, o prefeito vem se escondendo para não pagar o débito com o agiota. Existem várias evidências que mostra as ligações de Orias com o crime organizado. No entanto, vamos contar mais detalhes  nos próximos dias.






 Blog Antonio Martins

Nenhum comentário:

Postar um comentário