O airbag dos veículos automotivos vendidos no Brasil é o componente
que mais tem apresentado problemas que resultaram na necessidade de se
fazer campanhas de recall. No entanto, 84% dos mais de 2,2 milhões de
veículos que se encontram nessa situação não o fizeram, segundo o
Departamento Nacional de Trânsito (Denatran). De acordo com o diretor do
Denatran, Elmer Coelho Vicenzi, 85% dos recalls dirigidos a veículos
automotivos podem causar lesões.
No caso das motos,
acrescentou, 60% dos problemas identificados implicam em risco de queda.
"No caso dos airbags, apenas 16% dos recalls foram atendidos. Isso
significa que 84% desses veículos estão andando pelas ruas com seus
airbags defeituosos", informou Vicenzi nesta segunda-feira após
participar do programa Por Dentro do Governo, na TV NBR. O programa é
produzido e coordenado pela Secretaria de Comunicação Social da
Presidência da República, com a participação de emissoras de rádio de
todo o país.
Os números citados pelo diretor constam do
Boletim Recall. O documento mostra que, entre 2013 e junho de 2016, o
airbag foi o componente mais afetado pelas campanhas de recall. Ele
representa mais de um quarto (26%) dos componentes que apresentaram
problemas. No período foram, ao todo, 60 pedidos de recall em airbags. O
problema afetou mais de 2,2 milhões de veículos. Em segundo lugar
ficaram os freios, com 17% do total de componentes defeituosos
responsáveis por pedidos de recall; em seguida, o sistema de combustível
(16%); motor (11%); problemas na direção (9%); e cinto de segurança
(7%).
Em parte, a ineficiência das campanhas de recall se deve à
dificuldade de o consumidor saber se seu veículo está entre os que
tiveram o chassi informado nas campanhas. A fim de dar mais eficiência a
essas campanhas, o governo pretende fazer uma parceria com as empresas
do setor, a fim de fornecer "apenas para essa finalidade" o nome e o
endereço do proprietário do veículo que precisa passar por recall.
"Vamos fiscalizar o recall para garantir que o uso dessa
informação
está restrito a esse serviço", garantiu o diretor do Denatran. O
diretor recomenda que os consumidores recorram ao site do Denatran para
saber se o seu veículo precisa passar por algum ajuste. "Tem uma área do
site
onde ele pode digitar o número do chassi para ver se há algum recall pendente", acrescentou Vicenzi.
Recall
é um chamado público feito pelas empresas quando um produto ou serviço
apresenta um defeito que coloque em risco a saúde e a segurança
do consumidor. O objetivo é corrigir problemas e prevenir acidentes. A
medida está prevista no artigo 10º do Código de Defesa do Consumidor
(CDC). Semáforos sonoros Durante a entrevista à TV NBR, Vicenzi disse
que o Brasil está padronizando os semáforos sonoros, dirigidos a
pedestres com deficiência visual.
Ele explica que essa
falta de padronização dificulta a autonomia das pessoas com deficiência,
porque cada parte do país tem uma padronização diferente."Será uma
padronização única nacional, e passará por campanhas educativas. A ideia
é que, ao segurar por mais de 3 segundos o botão do sinal, ele, ao
ficar verde [para o pedestre] emita um sinal sonoro que vai diminuindo,
de forma à pessoa saber que o tempo [para a travessia] está encerrando",
explicou o diretor.
C.P.
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