O Facebook anunciou no último dia 24 que durante as eleições
presidenciais brasileiras vai adotar ferramentas de transparência para
partidos e candidatos e no impulsionamento de conteúdos.
Os anúncios pagos relacionados às eleições serão identificados como
“propaganda eleitoral”. Aqueles publicados por candidatos vão mostrar o
CPF dele, bem como a legenda à qual é filiado. Já os anúncios de
partidos vão exibir o CNPJ da agremiação.
A ferramenta de identificação de conteúdo eleitora começa a valer no
dia 16 de agosto. Caso um candidato ou partido não se cadastre e
divulgue posts pagos sem o selo, fica sujeito à fiscalização do Tribunal
Superior Eleitoral.
A imagem do Facebook
A imagem do Facebook vem sofrendo com repetidos escândalos sobre mau
uso de dados de usuários desde 2016. O presidente da rede social, Mark
Zuckerberg, teve até que depor nas comissões legislativas nos Estados
Unidos e na Europa.
Mas financeiramente o Facebook só cresce. É esperado um faturamento
de 13,3 bilhões de dólares, 43% maior do que há um ano. Com mais de 2,25
bilhões de usuários mensais e 1,5 bilhão usuários ativos diários, uma
alta de cerca de 12% em ambos os números em relação ao ano passado, o
Facebook se torna cada vez mais sólido.
Gaudêncio Carvalho/PG
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