O Banco Central
informou nesta terça-feira, 15, que o Banco do Brasil liderou o ranking
de reclamações contra instituições financeiras referente ao quarto
trimestre de 2018. O banco registrou índice de 24,98. Em segundo lugar
aparece o Santander (24,04) e, em terceiro, o Bradesco (23,52). Nesta
lista, estão os bancos e as financeiras com mais de 4 milhões de
clientes.
O índice de reclamações é calculado com base no número de
reclamações consideradas precedentes, dividido pelo número de clientes
da instituição, multiplicado por 1.000.000. Na prática, quanto maior o
índice, pior a classificação da instituição. O ranking é trimestral.
Na lista, o Banrisul aparece como a quarta instituição mais reclamada
(índice de 19,30). Na sequência estão Caixa Econômica Federal (18,92),
Itaú (17,33), Omni (12,42), Votorantim (12,15), Banco CSF (7,18). Midway
(6,04) e Banco do Nordeste (0,88).
Instituições menores
Entre os bancos e financeiras com menos de 4 milhões de clientes –
que formam um ranking separado -, a liderança é da Modal, com índice de
reclamações de 1.827,79 no quarto trimestre de 2018.
Em seguida aparecem Facta Financeira (497,39), PAN (291,54),
Intermedium (198,61), BRB (137,02), Paraná Banco (136,15), Agibank
(119,00), Safra (95,92), BNP Paribas (95,45), BMG (63,97) e Original
(49,05%), entre outros. A lista completa tem 22 instituições.
Entre as reclamações mais frequentes estão irregularidades relativas à
oferta ou prestação de informação sobre produtos e serviços de forma
inadequada e irregularidades ligadas à integridade, confiabilidade,
segurança, sigilo ou legitimidade das operações e serviços relacionados a
cartões de crédito.
Exame.com
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