Professores das redes públicas estaduais e municipais já podem
se inscrever para participar da sexta edição da Olimpíada de Língua
Portuguesa (OLP), competição que tem o objetivo de apoiar os professores
no aprimoramento das práticas de ensino de leitura e escrita.
O
concurso prevê a realização, com orientação dos professores inscritos,
de oficinas de produção de texto com estudantes do 5º ano do ensino
fundamental ao 3º ano do ensino médio. Após esta fase, a competição
passa para os demais níveis, municipais, estaduais e regionais, até se
chegar aos 32 estudantes vencedores na etapa nacional. Os professores
também recebem prêmios.
As inscrições ficam abertas até 30 de
abril. Para que professores e alunos participem da OLP, é necessário que
a secretaria de educação à qual sua escola é vinculada faça a inscrição
por meio do Portal Escrevendo o Futuro. O tema da edição 2019 será O lugar onde vivo, um estímulo à reflexão sobre as realidades locais.
Novidades
Este
ano, a OLP vai homenagear a escritora Conceição Evaristo e incluir o
gênero textual documentário para alunos do primeiro e segundo anos do
ensino médio. As demais categorias são poema (5º ano), memórias
literárias (6º e 7º anos), crônica (8º e 9º anos) e artigo de opinião
(3º ano do ensino médio).
Os professores também participam do
concurso por meio do relato de prática, no qual registram suas
experiências com a realização das oficinas, descrevendo aprendizagens,
descobertas, desafios e reflexões.
Há também novidades entre as
premiações, que passam a incluir imersão pedagógica internacional para
os professores e viagem cultural em território brasileiro para os
estudantes. As escolas dos alunos vencedores receberão como prêmio um
acervo para reforço da biblioteca.
Após a realização das oficinas,
as escolas terão até 19 de agosto para encaminhar os textos às
comissões julgadoras. Para auxiliar os professores no desenvolvimento
das atividades, o programa fornece material formativo com conteúdos
criados para serem incorporados ao planejamento do ano escolar, sem
fugir ao cotidiano da sala de aula.
PG

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