Com o crescimento da piscicultura em municípios do Médio Mearim, o Sebrae Maranhão, tem trabalhado no sentido de executar um plano de ação junto aos empreendedores rurais que tem investido nesta atividade. Ferramentas de gestão, conhecimentos sobre habilitação ambiental, manejo de tanques, alimentação de peixes, prospecção de negócios e mercado, são alguns dos pontos que a instituição tem disponível para trabalhar com piscicultores.
![]() |
| Seminário de Piscicultura promovido pelo Sebrae em Bom Lugar e Bacabal, discute ações de incentivo à atividade na região do Médio Mearim. |
A exemplo disso e como forma de disseminar seu vasto leque de ações, o Sebrae apresentou seu portfólio de soluções empresariais voltadas para esse tipo de negócio. O assunto foi amplamente discutido em dois seminários realizados recentemente nos municípios de Bom Lugar e Bacabal, que contou com o apoio das prefeituras e reuniu secretários municipais, representantes de associações de produtores, sindicatos rurais, além de piscicultores da região.
Na ocasião, foi apresentado o cenário atual da piscicultura na região, oportunidades e competitividade do mercado, e como as pequenas propriedades rurais podem ser um negócio lucrativo.
“O que o Sebrae vislumbra é elaborar um plano de trabalho, um cronograma de intervenção nas propriedades rurais da região e contribuir com os piscicultores, pois existem muitos desafios na atividade e sabemos que esses empreendedores querem avançar, mas sozinhos é difícil, por isso o Sebrae está se colocando à disposição para ajudá-los a superar esses desafios, juntamente com os nossos parceiros. Estamos otimistas com a execução das ações”, afirma a gerente regional do Sebrae em Bacabal, Cecília Salata.
O Sebrae apresentou um plano de ação para trabalhar com os piscicultores nos próximos sete meses, que inclui consultorias em gestão e produtividade, e o Sebraetec. Os dois grupos que aderiram a proposta começam a receber atendimento a partir deste mês de abril. Empreendedores rurais que trabalham com a atividade na região do Médio Mearim, podem procurar o Sebrae, por meio de sua Unidade Regional de Bacabal.
Outro ponto também levado a discussão foi o acesso ao crédito. O assunto foi abordado pelo Banco do Nordeste, parceiro do Sebrae, que dispõe do programa Agroamigo, um produto direcionado para empreendedores rurais. Bom Lugar – Em Bom Lugar, mais de 60 pessoas estiveram no encontro. O município tem se destacado na produção de peixe em cativeiro, espécies como tambatinga, tilápia e tambacú são as mais comercializadas. A perspectiva é ampliar esse comércio, inclusive com a produção de alevinos, outro negócio
que tem atraído investidores para a região.
O Sebrae é parceiro do município e tem atuado junto a esse grupo de piscicultores com ações de capacitações e consultorias, preparando-os para trabalhar com técnica no manejo alimentar, comercialização e escalonamento produtivo. Para Adriano Lima, que há dois anos está na atividade, o Sebrae foi fundamental no processo de profissionalização da sua empresa, que é uma referência na região, principalmente na produção de alevinos. “O Sebrae foi quem me auxiliou em todos os processos, desde a preparação dos tanques, manejo, tratamento de água, até ao gerenciamento da propriedade. Aderimos ao Sebraetec e tivemos todo direcionamento para formalização da nossa empresa e hoje trabalhamos totalmente legalizados, o que facilita a comercialização e expansão do nosso negócio”, enfatiza Adriano.
Bacabal – No Seminário de Bacabal, 72 piscicultores tiveram acesso as informações voltadas para o crescimento da atividade na região e puderam também trocar experiências. Dentre eles, Adelino Filho, piscicultor em Bacabal, contou a importância de ter o Sebrae como parceiro. Ele esteve numa missão técnica organizada pelo Sebrae para Pimenta Bueno, em Rondônia, e se aperfeiçoou para trabalhar com a espécie Pirarucu. O Sebrae é imprescindível para quem está começando um negócio ou pretende ampliar sua empresa, sempre que eu precisei fui muito bem atendido e não abro mão de participar dos eventos e capacitações organizados pelo Sebrae na área de piscicultura aqui na região. Isso faz toda a diferença”.
SEBRAE




Nenhum comentário:
Postar um comentário