quarta-feira, 22 de junho de 2022

Curso de Medicina é inaugurado em Bacabal pela Faculdade Pitágoras

 Aconteceu na noite de ontem, 21, no auditório da Faculdade Pitágoras, o lançamento oficial do curso superior de graduação em Medicina na cidade de Bacabal. O evento contou com a presença de acadêmicos, profissionais da saúde, políticos e gestores da instituição.



O curso, que requereu um longo processo de tramitação e trabalho, envolve desde a estruturação da Faculdade, assinatura de Termo de Compromisso do prefeito Edvan Brandão até a autorização do Ministério da Educação (MEC) publicando a portaria que autorizou o curso com a oferta de 50 vagas anuais no Município.
 
Para a acadêmica Monique Lima é a realização de um sonho, cursar Medicina em Bacabal. “É um sonho que acho que todos da minha turma tínhamos de entrar no curso de Medicina e quando esse curso chegou fiquei muito feliz porque moro em Bacabal sou de Bacabal e já estava me programando há algum tempo pra realizar esse curso fora da cidade. Então, hoje estou muito realizada em estar fazendo parte da primeira turma de Medicina da Pitágoras”.

A médica Denise Priolli, coordenadora do curso, destacou o diferencial da Faculdade Pitágoras na formação de novos médicos dentro do programa de residência médica que será aplicado no curso. “São 6 anos de curso e a gente trabalha em semestre, então, são 12 semestres. E a Pitágoras oferece alguns diferenciais em relação a esse curso. O aluno já desde o começo ele vai pra campos de estágios, então, ele aprende mais do que ciências, ele aprende a arte de fazer Medicina com aqueles que estão em campo”.

Para a diretora geral da Faculdade, Loianne Magalhães, a Prefeitura de Bacabal teve e continuará tendo participação importante na estruturação do curso de Medicina. “É um processo a muitas mãos. A gente primeiro prepara toda a faculdade, investe em infraestrutura, depois a gente recebe a comissão do MEC e graças a Deus chegamos até aqui é claro, em parceria com o Município, então a gente sabe que sem o Município a gente não conseguiria e essa parceria está contínua”, revelou.
 
Reconhecimento que também foi feito pelo diretor de Operações da KrotonMed. “Teve avaliação do MEC, teve muito trabalho em parceria como todos vocês, com a Prefeitura e hoje é um dia especial é um dia que formalmente nós estamos colocando de pé, o curso que era sonhado pela comunidade como um todo”, afirmou Fernando Ciriaco.
 
James Soares, secretário Municipal de Saúde, também esteve presente no evento. Ele disse que a abertura do curso de Medicina " é mais uma conquista para cidade de Bacabal onde a Prefeitura, a gestão do prefeito Edvan Brandão é uma grande parceira da instituição. Não foi fácil a chegada desse curso, já faz um tempo que é trabalhado para que hoje pudéssemos estar aqui nessa concretização do curso de Medicina em nossa cidade. Só quem tem a ganhar é a nossa população, é o nosso serviço de saúde porque vamos ter mais profissionais na rede trabalhando em nossos hospitais e Unidades Básicas de Saúde”.  

O deputado federal João Marcelo, que é filho do ex-senador João Alberto, fez questão de mencionar o trabalho precursor do pai na implantação do curso em Bacabal. “Essa luta acontece desde 2013 e começou pelas mãos do senador João Alberto, que foi assim, um visionário que pretendeu e que conseguiu realmente impulsionar junto com o grupo e trazer o curso de Medicina para Bacabal. E é com muita felicidade que estamos hoje aqui em Bacabal participando desse momento que representa uma longa jornada e grande avanço na educação e formação de médicos para região do Médio Mearim”.

O Engenheiro Civil Davi Brandão, lembrou da sua participação na tomada de decisões junto com o prefeito Edvan Brandão, enquanto titular da Secretaria Municipal de Administração, e do compromisso da gestão municipal para tornar o curso de Medicina uma realidade.

“O curso de Medicina é uma grande realização para nossa cidade e isso nos lembra do compromisso do prefeito Edvan Brandão com a faculdade Pitágoras, assumindo compromissos, nos lembra das várias reuniões que tivemos aqui enquanto secretário de Administração que participei com a direção do curso, com a equipe do MEC, e é preciso reconhecer que o curso chegou no momento certo. Logo, hoje temos em Bacabal uma rede de saúde mantida pela Prefeitura que funciona, com reformas e construções das UBS, com o novo Hospital Geral que o prefeito construiu, com cirurgias eletivas, tomografia computadorizada que chegou recentemente, a maternidade funcionando, o SAMU estruturado e tudo isso vai garantir os espaços que o curso de Medicina necessita para termos bons profissionais atuando em breve”, disse Davi Brandão. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário