quinta-feira, 16 de janeiro de 2025

CURIOSIDADE LINGUÍSTICA: Qual a única palavra em português com plural no meio?

 A Língua Portuguesa é cheia de regras e curiosidades, uma vez que se trata de um idioma com uma ampla gama de palavras no vocabulário. Neste contexto, existe uma única palavra em português com plural no meio, mas muitos nem mesmo a conhecem.



Apesar de ser pouco usada na linguagem informal e cotidiana, é inclusive uma expressão que pode enriquecer a sua fala e conferir mais autoridade na hora de se comunicar. Entenda mais a seguir e descubra outros fatos interessantes sobre esse idioma.

Na Língua Portuguesa, a palavra que tem plural no meio e não no final é “quaisquer”, que é o plural da palavra “qualquer”. Normalmente, os substantivos terminados em vogal, sejam eles ditongos orais ou nasais, têm uma formação de plural específica.

Nesses casos, é adicionado somente a desinência S no final da palavra. É o que acontece com “rua” e “ruas”, por exemplo, ou então com “livro” e “livros”.

Por outro lado, os substantivos terminados em M sempre terão seu final trocado por NS. Isso é o que acontece com a palavra “álbum” e “álbuns”, ou com “jovem” e “jovens”.

Enfim, existem diferentes regras de variação em número, sendo que essas duas são as mais comuns. No caso da expressão “qualquer” e “quaisquer”, se trata de um pronome que é variável apenas em número. Ou seja, em singular ou plural.

Dentro dessa variação, o que acontece é o acréscimo da letra S no primeiro elemento. Este fenômeno se chama desinência de plural medial, pois os pronomes possuem suas próprias regras de concordância verbal e nominal.

Confira alguns exemplos para fixação:

  • O juiz proíbe qualquer pessoa de desrespeitar a autoridade do tribunal;
  • Quaisquer informações poderão ser obtidas no balcão de embarque;
  • Meu irmão disse que aceita qualquer sabor de pizza, desde que chegue logo;
  • Fique tranquila, quaisquer alterações serão informadas com antecedência.

No geral, o uso de “quaisquer” é muito comum na linguagem jurídica, inclusive na legislação nacional. Porém, o uso de “qualquer” com expressões plurais logo em seguida está incorreto, então tome cuidado.




Por Cecília Fernandes/CB

Nenhum comentário:

Postar um comentário