terça-feira, 19 de agosto de 2025

PF realiza operação contra desvios de R$ 50 milhões da educação no MA

 A Polícia Federal cumpre nesta terça-feira, 19, mandados de busca e apreensão para desarticular um grupo suspeito de desviar mais de R$ 50 milhões do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb), no Maranhão.



Entre os alvos de 45 mandados de busca e apreensão está o atual secretário de Agricultura do governo de Carlos Brandão (PSB), Fábio Gentil. A investigação aponta para possíveis crimes praticados por ele quando prefeito de Caxias (MA).

Os agentes também cumprem mandado no gabinete da deputada estadual Daniella Tema, na Assembleia Legislativa do Maranhão. A reportagem busca manifestação de ambos. Quando houver, o texto será atualizado.

Segundo informações preliminares da PF, o grupo alvo da investigação manipulou licitações para desviar verba pública oriunda do Fundeb e se apropriar de parte dos valores desviados.

Os demais endereços vasculhados são de empresas e servidores públicos. Ao todo, há ações nas cidades maranhenses de Caxias, São Luís, São José do Ribamar, Buriti Bravo, Presidente Dutra, Joselândia. A polícia também cumpre mandado em Teresina, no Piauí.

De acordo com a PF, os investigados poderão responder pelos crimes de organização criminosa, corrupção, peculato, fraudes em licitações e lavagem de dinheiro. A operação foi batizada de Lei do Retorno.



Nenhum comentário:

Postar um comentário