quarta-feira, 1 de outubro de 2025

Inovação na cardiologia: Rede Mater Dei realiza primeira cirurgia cardíaca robótica do Nordeste

 A Rede Mater Dei de Saúde expandiu seu programa de cirurgia robótica cardíaca e, no último dia 24 de setembro, realizou com sucesso, no Hospital Mater Dei de Salvador, o primeiro procedimento desse tipo no Nordeste. A paciente, uma mulher de 60 anos diagnosticada com um tumor intracardíaco benigno, foi operada com sucesso por meio de tecnologia cirúrgica minimamente invasiva, e recebeu alta após apenas três dias da intervenção.



 

A cirurgia é realizada a partir de pequenas incisões, com o auxílio de braços robóticos que oferecem visão 3D de alta definição e instrumentos articulados de extrema precisão. O robô não substitui o cirurgião, mas traduz seus movimentos com estabilidade, eliminando tremores e ampliando a visão do campo operatório. Além de Salvador, a rede também já oferece o serviço na unidade de Uberlândia (MG).


 

Entre os principais benefícios para o paciente, destacam-se o menor trauma cirúrgico, sem necessidade de esternotomia; menor sangramento e menor necessidade de transfusão; recuperação e alta hospitalar aceleradas; menor risco de infecção; resultados estéticos superiores, com cicatrizes discretas; e maior precisão em espaços estreitos do coração.


 

Para a Dra. Marianna Andrade, coordenadora da Cardiologia de Mater Dei na Bahia, a chegada da cirurgia robótica cardíaca à Bahia representa mais um passo na consolidação de um projeto robusto que integra excelência clínica, inovação tecnológica e foco no paciente. “Temos muito a contar — e ainda mais a construir. Quando excelência clínica e inovação caminham juntas, o futuro do cuidado ganha novo ritmo”, afirma a especialista.


 

Além dessa inovação, outros avanços já implementados, que representam um novo capítulo na história da tradicional Cardiologia de Mater Dei, são a criação de centros dedicados ao diagnóstico e tratamento de arritmias, desenvolvimento de linhas de cuidado estruturadas para diferentes patologias, oferecimento de serviços integrados de atendimento e diagnóstico e a inauguração de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) especializadas em cardiologia, preparadas para receber casos de alta complexidade.







FSB Comunicação


Nenhum comentário:

Postar um comentário